16 de fevereiro de 2011

Bolo de Fogaça

Quando era pequena, lembro-me que adorava folhear um caderno manuscrito da minha mãe, onde ela cuidadosamente havia colocado receitas; ao folhea-lo lembro-me que planeava que "quando crescesse" ia fazer as receitas que seleccionava criteriosamente...tão bom o faz de conta....

Ora acontece que, desse dito caderno, apenas se salvou uma receita que um dia resolvi experimentar, mas com um pequeno "twist": acrescentei, por mero engano, canela. E não é que ficou uma coisa fabulosa???
Existem no Montijo uns bolos fantásticos chamados fogaças (e que são deliciosos com leite bem gelado) e este bolo lembra-me essas ditas fogaças,que admito já ter tentado recriar, mas sem sucesso :-( .
Assim, aqui vai o "Bolo de Fogaça": simples, óptimo para o lanche e (como se pretende agora) económico:

Ingredientes:
  • 2 chávenas de açucar
  • 3 ovos
  • 1 chávena de leite
  • 4 chávenas de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 chávena mal cheia de óleo
  • raspa de limão a gosto
  • canela a gosto
Preparação:
  1. Bater os ovos com o açucar; quando começar a fazer "bolhinhas", juntar o leite e misturar bem.
  2. Juntar a farinha e o fermente de forma a unir todos os ingredientes.
  3. Adicionar o óleo e misturar delicadamente, de forma que o óleo fique perfeitamente incorporado na massa.
  4. Para finalizar, a raspa do limão e a canela, que normalmente vai a "olho"; é das tais coisas, se gostarem mt ponham mais, se gostarem menos, cortem nestes ingredientes, eu pessoalmente adoro com pelo menos a raspa de 2 limões.
  5. Vai ao forno previamente aquecido a 180º, num tabuleiro untado com margarina e farinha, sensivelmente por 40 minutos ( a partir da 1/2 vão começando a espreitar e espetar o palito no bolo). Desenformar depois de frio e cortar como apetecer.
Et voilá!!!



Este bolo é a delicia da escola de minha "pequena grande descendente"....como ela diz, "os miudos pedem sempre para repetir!!" e, tenho de admitir, me sinto "babada" quando ela diz isso... Sempre que ela faz anos, é um destes que vai para a escolinha. Não dá trabalho nenhum e sai sempre bem!!

Um beijo!!

Sempre vossa, Mimi.

P.S.-apesar de saber a receita de cor e salteado, gosto sempre de consultar a dita folha do caderno, agora amarelada pelo tempo, porque me faz lembrar das tardes a olhar para aquelas folhas menuscritas pela mãe, cuja letra era "muito bonita" e queria que a minha fosse igual, e das receitas que um dias faria.....um beijo, mãe.....

9 de fevereiro de 2011

Huuummm, Crepes!!!


Aqui vai uma receita para os crepes. Foi a minha mãe que ma passou e sempre que posso arranjar desculpa, lá os faço!!
Os crepes para serem feitos tem que se ter alguma paciência claro está, mas são óptimos para oferecer às visitas com gelado, geleia, mousse de chocolate entre outras coisas apetitosas e ao gosto de cada um e para petiscar-mos em casa sozinhos. Pode muito bem ser um lanche ou uma sobremesa divertida! Com fondue de chocolate e frutas (por exemplo). Portanto, sem mais demoras, aqui vai a receita da mammy para o mundo!

Ingrediente:
.175g. de Farinha
.2 Ovos Inteiros
.4 dcl de Leite
.Raspas de Limão
.Sal q.b.

Mistura-se tudo e bate-se. Deixa-se repousar cerca de 15 a 20 minutos.

Coloca-se uma noz de margarina e um pouco de massa de crepe na frigideira, não muito para os crepes ficarem fininhos. Não se esqueçam de virar o crepe ao contrário, não precisa estar muito tempo, porque a massa que metemos na frigideira é pouca por isso fica confeccionado num instante.

Repetir o processo até não ter mais massa!

Voilá, está pronto a ser servido!

**Boa Sorte e Bom Apetite**
Nini

8 de fevereiro de 2011

Tagliatelle à Bolonhesa


A receita de hoje é simples e muito deliciosa, por isso vamos lá!

Ingredientes:
.Massa Tagliatelle
.Carne Picada
.Um bocadinho de Chouriço Picado (Pode pedir no talho para juntar quando comprar a carne picada)
.Um pacotinho de Polpa de Tomate
.Salsa
.Alho
.Cebola
.Uma folha de Louro
.Azeite
.Sal qb
.Soja Granulada Fina (opcional)

Hidratar um bocadinho de soja granulada fina (cerca de 30minutos), enquanto faz o refogado e mete a massa tagliatelle a cozer.

Picar a cebola e o alho, juntar um bocadinho de azeite, a polpa de tomate, a folha de louro e sal grosso. Deixar o alho e a cebola alourar e juntar depois a carne picada.

Enquanto a massa coze, juntar sal na mesma, e juntar a soja já hidratada à carne que entretanto juntamos com o refogado, ir mexendo em lume mediano.
Quando a massa estiver cozida, retirar a água e juntar um pouco de manteiga e preparar para ser servida, bem como a carne, assim que cozinhada, preparar para ser servida.

Colocar a massa tagliatelle primeiro e a carne picada em segundo no centro!
Está pronta a ser "devorada"!!

*Boa Sorte e Bom Apetite*
Nini

6 de fevereiro de 2011

Bacalhau com Broa: que almoço.....

Este sábado, o que para simples almoço de bacalhau com grão, transformou-se em algo nunca experimentado cá em casa, e para repetir. Afinal tinha cá tudo e apenas necessitei de comprar mais uma broa de milho, já que ao sábado é habitual trazer uma, quando vou á padaria.

Ora, para esta receita, precisei de:
  • 1 posta de bacalhau por pessoa
  • batatinhas pequeninas, mesmo boas para irem ao forno
  • 1 broa
  • cebola
  • bastantes alhos (isso já depende do gosto de cada um, para mim, são sempre MUITOS)
  • noz moscada
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de chá de colorau
  • sal e pimenta (gosto de usar da preta, mas segundo a T, tenho de experimentar a gama "5 pimentas", com moinho incorporado) q.b.
  • salsa picada
  • azeite
  1. Comecei por cozer o bacalhau e as batatas com casca (préviamente lavadas e golpeadas), mas separadamente, em água temperada com um pouco de sal. Quando o bacalhau estiver cozido, escorrer e deixar arrefecer; depois é retirar as peles e espinhas, podem deixar bons nacos de bacalhau. As batatinhas, depois de cozidas, reservem.
  2. Façam agora um refogado com o azeite,  a cebola picada, 2 a 3 alhos picados, um pouco de noz moscada; quando a cebola estiver translucida juntem o louro. Refoga por mais 2 minutos e juntem a colher de chá de colorau.
  3. Juntem agora o bacalhau e envolvam delicadamente ao refogado. Deixem cozinhar por 5 minutos em lume baixo; rectifiquem de tempero, juntando um pouco de pimenta, para realçar o sabor, ou sal, se preciso.
  4. Agora a broa. Retirem a codea e piquem a broa, grosseiramente, com 3 a 4 dentes de alho. Depois coloquem numa taça e envolvam a salsa e azeite q.b.; vão sentir a broa a "agarrar-se ás vossas mãos e aí saberam que está "au poin".
  5. Coloquem o preparado de bacalhau num pirex (usei um comprido) e com as mãos formem uma especie de rolo de bacalhau.
  6. Espalhem a broa por cima do bacalhau, cobrindo o tal "rolo" com o miolo do pãp, calcando bem.
  7. Agora as batatinhas; deêm-lhes um "murro"(estão livres de pensar em qualquer um, para o efeito, lololol) e ladeem o rolo de bacalhau e broa com as batatinhas.
  8. Reguem as batatinhas com azeite; se quiserem podem salpicar de salsa picada e um pouco de colorau, para dar gosto.
  9. Vai ao forno, préviamente aquecido a 180º, até que a broa fiquem bem douradinha.


Podem também acompanhar com uma bela saladinha. Confesso que no inverno não me puxa muito para comer salada, mas aqui um salada de tomate carregada de coentros deve ficar excelente! Por falar em coentros, para a próxima, em vez de salsa, vou usar coentros. Deve ficar com um sabor mais acentuado que com a salsa.
Bem amigos, até á próxima receita......

Sempre vossa ,

Mimi.

3 de fevereiro de 2011

Rolinhos de Salmão



Olá,
Hoje vou tentar ensinar-vos a fazer sushi!
Hoje em dia, muito se ouve de sushi e há cada vez mais gente a gostar dessa forma de comer, no entanto se vai fazer sushi ou melhor, rolinhos com peixe cru, tenha sempre em conta que o peixe deve ser fresco! Nesta receita vou usar o salmão.
Ingredientes:
·  Folhas d´algas
·  Arroz Agulha
·  Salmão Fresco
·  Vinagre de Arroz
·  Sake
·  Sal qb
Necessitará também de:
·  Uma faca de gume afiado
·  Um copo com água
·  Uma esteira
·  Papel Celofane
Primeiro vamos tratar do arroz, não precisa de comprar um arroz especial, o arroz agulha é o ideal e o que importa é a forma como o cozinha e portanto, quando cozinhar o arroz, faça deste modo que ficará sempre como ele precisa ficar para os rolinhos:
1º- Meta a quantidade de arroz que quer servir, sem nunca esquecer que uma porção de arroz para um copo de água;
2º- Lavar bem o arroz amassando-o até que a água em que o está a lavar fique transparente;
3º- Assim que o arroz estiver lavado, levar a lume brando com tampa para criar vapor;
4º- Geralmente o arroz para os rolinhos não leva sal, mas os ocidentais desenvolveram alguma dependência ao mesmo e por essa razão, se quiser pode colocar sal, mas só uma pitadinha;
5º- Quando o arroz já estiver feito, deve estende-lo de modo a arrefecer, por exemplo numa travessa, e temperar com um pouco de vinagre de arroz e Sake. Uma pitada deve ser o suficiente, não queremos o arroz a nadar em vinagre de arroz e Sake por isso, só o suficiente para ele ficar com o gosto de ambos.
Agora vem a parte complicada, enrolar o arroz e o peixe!
Sem medos, isto é fácil. Antes de começarmos e para aproveitar que o arroz tem que arrefecer para não nos queimarmos, o salmão deve ser cortado às fatias, em pedaços finos mas compridos, vamos também envolver toda a esteira em celofane, assim os graus de arroz não vão se enfiar entre as madeirinhas e não vamos sujar a esteira.
Tenha já a jeito o copo com água e a faca de gume afiado mesmo ao seu lado. A faca terá que ser molhada constantemente na água que terá no copo para poder cortar os rolinhos de maneira a não danificar o mesmo e extra afiada para que o corte saia ainda mais limpo.
Estenda a folha d´alga em cima da esteira já envolvida em celofane, e meta 5 a 6 dedos de arroz, molhe os dedos se quiser, o arroz estará extra peganhoso que é isso que se pretende. Ele deve ser espalhado nesse espaço que equivalerá a 5/6 dedos, mais ou menos no meio do espaço onde colocou o arroz colocar o salmão.

A esteira vai ajudar a fazer o rolinho por isso com uma mão no meio da esteira para a puxar para a frente e a outra a agarrar a mesma, devagar vai puxando o quase rolinho para a frente. Vá parando e 1º com a mão que ficou a segurar, aperte a alga, o arroz e o salmão enquanto faz isso, ao mesmo tempo agora, vá puxando a esteira e apertando, até que a esteira não possa andar mais e a sua alga com arroz e salmão sejam um enorme rolo de salmão!
Óptimo, agora vem a parte da faca e da água, como o arroz está extra peganhoso, a faca para além de muito afiada tem que ser mergulhada em água. Mergulhe a faca em água e vire-a para cima a água tem que escorregar pela lamina, de seguida corte o rolo ao meio e dai corte tudo novamente ao meio até que não possa cortar mais, tendo o tamanho exacto para os rolinhos. Tenha a atenção que sempre que cortar o rolo, terá que mergulhar a faca na água e fazer todo aquele processo!



Assim que terminar o arroz, as folhas de algas e o salmão, está pronto a servir, com um pedacinho de Sake  ou até mesmo, sangria de champanhe a acompanhar!

Opcional: Em vez de salmão, pode colocar todo o tipo de comida para o centro do rolinho, pode colocar fruta, carne grelhada ou frita como por exemplo frango ou peru, pode colocar delícias do mar e até camarões ou gambas. Na verdade pode conjugar com o que bem entender, pode até tentar com folhas de alface em vez de folhas de alga, se bem que se calhar neste momento, a folha d´alface é um bocadinho mais difícil!
**Boa Sorte e Bom Apetite**
Nini

Mensagens populares