10 de maio de 2012

Bolo de Bolacha Versão II

Sinceramente, e pecado da gula e sentimento de culpa de lado, adoro Bolo de Bolacha, mas tenho sempre IMENSA preguiça de o fazer.
E porquê?? Porque gosto de fazê-lo com camadinhas muito fininhas de creme de manteiga (que detesto na generalidade e só como assim) e, além de ser pouco paciente, também tenho mais que fazer, dai ser algo que sí faço, á vontade, de 2 em 2 anos para aí!
Um dia destes o meu hubbie elogiou muitissimo o Bolo de Bolacha da cozinheira do refeitório, sendo que o dela é feito com natas.Não podia deixar a coisa assim! Meti mãos á obra e descobri esta receita que, além das natas, leva leite condensado cozido, o que confere ao bolo um sabor diferente e muito agradável. Se existisse um casamento entre Baba de Camelo e Natas, este seria o resultado.
Aqui vai:

Ingredientes:
  • 2 pacotes de natas para bater (usei do Pingo Doce que são excelentes)
  • 1 lata de leite condensado ( da Light do Continente)´
  • água q.b.
  • 3 folhas de gelatina incolor
  • Bolacha Maria q.b ( penso q usei á volta de 2 pacotes+1/2 neste caso, marca "É")
  • café frio (uso sempre cevada....)
Preparação:
  1. Cozer a lata de leite condensado durante 1/2 na panela de pressão. Deixar arrefecer.
  2. Bater as natas quando a lata estiver fria; demolhar as folhas de gelatina e derretê-las num pouquinho de água e deitar nas natas batidas quando estas estiverem BEM firmes.
  3. Adicionar o leitei condensado cozido ebater bem; vai ao frio para solidificar um pouco (cerca de 1h)
  4. Fazer o café e deixar arrefer.
  5. Num prato, colocar um aro de forma amovível e colocar a 1ª camada de bolachas embebidas em café. Gosto de as embeber bem, cause no limite de se estarem de desfazer.
  6. Colocar uma camada fina de creme, agora mais solidificado, e ir alternando, sendo que a ultima camada terá de ser de creme de natas.
  7. Vai ao frigorifico por umas boas horas ou de um dia para o outro.
  8. Para servir, picar bolacha e passar uma faca quente á toda a volta antes de se abrir o aro. Cobre-se com bolacha et voilá, pronto a comer!
Este bolo estava muito bom e foi o bolo de aniversário do meu hubbie lindo, coberto de velas e que deu muito gosto a fazer e ainda mais a comer! Não é igual ao da cozinheira Maria José, mas é o MEU Bolo de Bolacha com Natas e isso é o que o torna especial...porque é bom e porque o fiz com amor, carinho e muito mimo para a minha familia....

Sempre Vossa,

Mimi

9 de maio de 2012

Chao Min de Frango com Molho Teriyaki


Há muito que não subscrevo as minhas experiências culinárias, e por isso (mais uma vez) peço desculpa. Mas chega de desculpas, hoje trago o meu Chao Min de Frango com Molho Teriyaki, portanto, aqui vai:

Ingredientes:
Frango (já cortado às tiras ou por cortar 2 a 3 bifes de frango)
Massa Chinesa (ou esparguete, neste exemplo, usei esparguete)
Mistura Chinesa (podem encontrar no Pingo Doce)
Molho Teriyaki (podem comprar se puderem num supermercado chinês, ou no Jumbo)
Vinho Branco qb
Sal, Noz Moscada e Pimenta Negra qb
Azeite
Uma Folha de Louro

Cozer a massa chinesa e fazer a parte, o refogado para o frango com o azeite, alho, cebola e uma pitada de sal, noz moscada e pimenta preta. Assim que a cebola aloure, colocar o frango e voltar a pôr uma pitada de sal, noz moscada e pimenta preta.

A massa chinesa coze mais depressa que o esparguete por isso, atenção, quando a massa chinesa estiver cozida, escorrer e reservar para juntar mais tarde com o frango e com a mistura chinesa.
Quando o frango estiver a meio da cozedura, escaldar a mistura chinesa por 5 minutos após disso juntar com o frango para ficar como que salteado. Aproveitar para colocar um pouco de vinho branco e molho teriyaki.

Quando o frango estiver cozinhado, juntar tudo e voltar a colocar mais um pouco de molho teriyaki e servir conforme desejado ;)

**Espero que gostem, boa sorte e bom apetite**
Nini

(podem também acrescentar sementes de sésamo e cajus já salgados para saltear)

Mensagens populares