Mais um doce tradicional, que todos por cá também adoram. Nunca tinha feito, mas o facto de ter visto esta receita na televisão, pelo José Avillez, e querer fazer uma sobremesa diferente para o almoço de Páscoa, levou-me a experimentá-la. A verdade é que é bem fácil de fazer e algo inesperado após um almoço em família.
Foi servida com Ameixas d'Elvas porque, aparentemente, Sericaia sem Ameixas d'Elvas não é a mesma coisa.
Ingredientes:
- 6 Ovos;
- 250 gr de Açúcar;
- 500 gr de Leite;
- 6 colheres de sopa de Farinha;
- 2 paus de canela;
- 2 tiras de casca de Limão (só o vidrado);
- Canela em pó q.b.
Preparação:
- Aquecer o leite com os paus de canela e as raspas de limão e deixar levantar fervura, afim de aromatizar o leite. Desligar o lume e reservar.
- Separar as gemas das claras e, com a ajuda de umas varas, misturar o açúcar ás gemas, mexendo bem sem parar.
- Acrescentar uma colher de farinha de cada vez, mexendo antes de uma nova adição.
- Retirar as raspas de limão e os paus de canela do leite, e junte metade deste á mistura das gemas, envolvendo bem. Junte depois esta mistura ao leite que está no tacho e, sem nunca parar de mexer, leve a lume brando para engrossar; se o fizermos com a vara o creme não agarra nem encaroça. Apague o lume e reserve.
- Bata as claras em castelo e, aos poucos, vá acrescentando estas ao creme de leite, envolvendo delicadamente com movimentos de baixo para cima.
- Deite num prato de barro, barrado com manteiga, polvilhe com canela e vai a forno pré-aquecido a 180º, por 25 minutos.
Foi feita de véspera, sendo que fiz uma Sericaia pequena, para o meu hubbie por ir provando, enquanto o almoço de Páscoa não acontecia. Miminhos pequenos...Quem comeu gostou e é mais uma sobremesa a ter em conta para ocasiões futuras.
Entretanto tenho debaixo de olho uma receita de Tigelada, mas essa fica para "novas núpcias".
Boa Páscoa.
Sem comentários:
Enviar um comentário