Esta é daquelas receitas que todos temos uma, e não há uma igual. É fácil, barata e sabe sempre bem, com massa de qualquer forma e feitio, com mais ou menos ingredientes. Esta, fi-la simples, porque a Piquena Mais Velha pediu para não colocar cenoura ralada e também não tinha Delícias do Mar.
Ingredientes:
- 1 Cebola média;
- 2 Dente de Alho;
- 1 Folha de Louro;
- Noz-moscada ralada (ralo na hora);
- 3 Colheres de sopa de Polpa de Tomate ou 1 Tomate triturado;
- 100 ml de Vinho Branco;
- 1 Lata de Atum das grandes (usei do Pingo Doce);
- 1 pacote de natas;
- Massa q.b (neste caso Fusilli ou os famosos “Rabinhos de Porco” cá de casa);
- Sal, Pimenta, Salsa picada e Oregãos q.b.
Preparação:
- Picar bem a cebola, com um dente de alho, juntar a noz moscasda e a folha de louro e vai a refogar.
- Enquanto isso, colocar um tacho ao lume com água q.b (para cozer a massa), sal, um dente de alho (para dar gosto) e um fio de azeite (ajuda a massa a não colar). Quando começar a ferver, deitar a massa e deixar cozinhar até estar "al dente".
- Quando o refogadinho estiver "au point"(hoje estou muito dada ao estrangeirismo, lol), adicionar o tomate triturado ou a polpa de tomate, o vinho, temperar com um pouco de pimenta (o meu rico moinho "5 Pimentas" do Continente), tapar e deixar cozinhar por 5 minutinhos apenas.
- Estando a massa pronta, é escorre-la, passar por água fria e reservar.
- Adicionar, ao preparado de tomate, o atum escorrido e mexer de forma a esfiapar o atum, envolvendo-o ao preparado de tomate e cozinha tapado por 5 minutos.
- Ãdicionar as natas e envolver. Tapar e deixar cozinhar em lume brando por 5 minutos.
- Adicionar salsa picada a gosto, refinar os temperos. Acrescenta-se a massa, envolve-se com cuidado e está pronto a servir.
Sempre que faço a Massa de Atum, tenho a garantia que a Pequena Sardanisca come e isso para mim é um descanso. Se tivesse Delícias do Mar, teria acrescentado e se a Piquena Mais velha não fosse esquisita, também teria colocado duas colheres de sopa de Milho Dece, que tenho a certeza que ficava óptimo.
Fica para a próxima...
Sempre Vossa,
Mimi.
Sem comentários:
Enviar um comentário