7 de maio de 2011

Amizade, coisas doces e desejos de grávida: Pudim de Ovos e Tarte de Amêndoa.

A amizade e a cozinha andam sempre de mãos dadas, afinal não são os nosso amigos, muitas das vezes, as nossas maiores "cobaias" de experiências culinárias? E as tertúlias de sábado á noite, com uma jantarada de amigos em que nos esmeramos no que lhes vamos dar de comer?
Pois aqui foi um pouco ao contrário. Tendo sido convidados para um "Chili con Carne" de Bimby (sniff, quero uma...), ficou resolvido que EU faria a sobremesa. Assim, sai Pudim de Ovos, a pedido de minha cara metade, e Tarte de Amêndoa, atendendo ao que a anfitriã tanto gosta, misturado com os seus 5 meses de gravidez (porque foi um pedido expresso desta!).

Assim, aqui vai a receita de ambas!!!

Pudim de Ovos

INGREDIENTES:
  • Ovos
  • Açúcar
  • Leite
  1. Numa forma pequena, de chaminé, coloco um bom bocado de açúcar e levo a forma a lume brando para, lentamente, deixar o açúcar derreter e formar caramelo. Quando está no ponto que quero, rodo cuidadosamente a forma (para não me queimar, porque nesta operação deverá ainda estar ao lume) para que a cubra delicadamente com o caramelo.
  2. Ligo o forno, a 180º graus.
  3. Agora, muito simples, num copo medidor colocar os ovos que queremos (nunca menos de 6). O valor que indicar no copo medidor deverá ser igual em quantidade de leite e açúcar (neste caso em particular deu, 6 ovos, 350 ml de leite e 350ml em açúcar).
  4. Agora para ser bem rápido, colocar tudo isto num recipiente e com a varinha mágica misturamos tudo, até que nos apercebamos que o açúcar está dissolvido no leite e ovos. 
  5. Num tabuleiro de ir ao forno, colocar água q.b.
  6. Deitar a mistura de ovos na forma coberta de caramelo, colocando-a de seguida no tabuleiro com água.
  7. Vai ao forno, a cozer em banho-maria, por 40 minutos, sensivelmente ( o tempo pode variar, porque quantos mais ovos usarmos, mais leite e açúcar leva; de qualquer forma o principio é o mesmo dos bolos, depois dos 40 minutos ir vigiando, picando com um palito, quando o palito sair limpo, está cozido).
  8. Depois de cozido retirar do forno e deixar arrefecer um pouco antes de desenformar, cuidadosamente num prato com alguma margem para o caramelo.
Querem ver como ficou?


Segundo disseram, estava delicioso, porque eu, apesar de o fazer inúmeras vezes, a verdade é que não gosto de pudim...mas faço-o com o maior dos carinhos para o meu pessoal cá de casa (acima de tudo, e sempre, para elas) e para as visitas, quando o janta pede uma sobremesa mais repenicada.

Posso eventualmente, e mediante  o que tenho em casa, improvisar: um pouco de essência de amêndoa na mistura do leite e no final enfeitar com amêndoa laminada ligeiramente tostada ou um pouco de raspa de laranja, quem sabe limão, dão um aroma totalmente diferente ao pudim e assim com a mesma receita variamos um pouco.


Agora vamos á tarte de amêndoa, o desejo da minha querida grávida, irmã do coração...


Tarte de Amêndoa:

BASE
  • 100 gr. de manteiga
  • 100 gr. de açúcar
  • 1 ovo
  • 200 gr. de farinha
  1. Amoleço a manteiga do "defrost" do micro-ondas e depois acrescento o açúcar, misturando bem.
  2. Adiciono o ovo, e bato até obter uma mistura consistente.
  3. Agora a farinha; misturo rapidamente, aproveitando que a margarina está ainda "meio" morna do micro-ondas.
  4. Coloco numa forma de aro amovível, onde coloquei, na base, papel vegetal, que untei com manteiga e polvilhei de farinha( para que a tarte não fique agarrada á base metálica).
  5. Vai ao forno, previamente aquecido a 180º por 15 ou 20 minutos; sinceramente nem sei, vou espreitando e quando a massa ganhou cor e me parece cozida, retiro do forno, picando depois a massa com um garfo.
COBERTURA:

  • 100 gr.de manteiga
  • 100 gr. de açúcar
  • 200 gr. de amêndoa laminada ou lascada(eu prefiro a laminada, tenho comprado sempre no Pingo Doce, basta um pacote, da marca deles, que é boa e em "conta")
  • 2 colheres de sopa de leite
  1. Numa frigideira larga, coloco a manteiga a derreter.
  2. Agora acrescento o açúcar e mexo até que este derreta.
  3. Agora sim, coloco a amêndoa e misturo até a envolver bem no preparado anterior.
  4. Deito o leite e vou deixar que a cobertura fique totalmente homogénea e a amêndoa perfeitamente envolvida no preparado liquido.
Coloco esta mistura em cima da massa, de forma a cobri-la de forma igual; Vai ao forno, para tostar a amêndoa no grill. Aqui o factor tempo também é muito relativo, porque como o grill está ligado no máximo, em poucos minutos a amêndoa fica tostadinha. Assim depende do gosto de cada um, mais ou menos tostada...Eu prefiro um...."intermédio".

Et voilá, a minha Tarte de Amêndoa!!


Esta tarte é sempre presença habitual cá em casa, tanto que em qualquer celebração uma destas é presença habitual.
E posso dizer que a minha querida grávida se regalou e a minha sobrinha do coração, ainda na barriga, também!!


Espero que gostem, amanhã há mais....
Sempre Vossa,

M.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares