28 de abril de 2013

Bacalhau á Lagareiro


Depois de um "fim de semana" prolongado (a minha empresa deu o 26.04) que serviu para matar as muitas saudades dos meus compadres, descansar na sexta feira (porque as miúdas tiveram escola) e dar conta da rotina da casa (limpezas e tratar da roupa, pois então), a verdade é que hoje, Domingo, não tinha grande paciência para fazer o almoço.
Sinal de grande preguiça? Talvez, mas acima de tudo cansaço e vontade que amanhã fosse feriado outra vez (ai se além do governo lê o meu blog....). Quando tenho Preguicite Aguda, nada melhor que o meu forno amigo para me dar uma "mãozinha" e, depois de uma pesquisa na net, esta receita foi a escolhida para o almoço de Domingo.

Nunca tinha feito Bacalhau á Lagareiro e até penso que cada pessoa deve ter a sua forma de o fazer, mas esta pareceu-me a mais prática, com as minhas próprias adaptações.

Ingredientes:

  • 4 Postas de Bacalhau demolhadas;
  • Alhos q.b. ( ou seja, muitos...)
  • 1 Cebola pequena;
  • 1 Pimento encarnado;
  • Batatinhas q.b. (deveriam ser batatinhas pequenas, para assar com casca, mas não tinha e cortei batatas aos quadrados relativamente grandes);
  • 3 folhas de Louro;
  • Sal e Pimenta a gosto;
  • Azeite.
Preparação:
  1. Num pirex de ir ao forno, fiz uma "cama" de alhos, cebola e pimento, tudo laminado finamente, e reguei com azeite. Adicionei o louro.
  2. Coloquei as postas de bacalhau por cima dos alhos e cebola, temperei de sal e pimenta dos 2 lados e deixei com a pele para cima.
  3. Dispus as batatas á volta, temperei com sal e pimenta também.
  4. Salpicar com mais azeite e vai ao forno a 180º mais ou menos 45 mt ou até as batatas estarem macias. Reguei as batatas e o bacalhau com o azeite de quando em vez e antes de servir liguei o grill para tostar as batatinhas. Quando estiverem douradinhas, servir de imediato.



Estava muito bom, mas mesmo assim penso que para a próxima vou usar um pouco mais de alho. Acompanhei com uma bela saladinha, porque faz bem e sabe bem. É, sem dúvida, mais uma refeição a repetir cá em casa, até a Pequena Sardanisca gostou!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares