14 de outubro de 2012

Bolachas Aznac ( ou mais ou menos)


Quando vi este receita, a 1ª coisa que me chamou a atenção não foi o nome das Bolachas (como explica a Joana Roque, do "Feito em Casa", de onde tirei a receita), mas sim o aspecto delas, porque, só de olhar e tendo em conta os ingredientes, eu quase que conseguia perceber ao que estas sabiam...e parecia-me coisa que o pessoal cá de casa ia gostar, afinal, quem não gosta de uma boa bolachinha, para ainda mais com aveia???

Ontem comprei o Coco, mas já o Bicarbonato de Sódio no Pingo Doce, que é ao lado do meu trabalho, nem vê-lo. Por outro lado, quando as fui fazer a seguir ao almoço, vi que também não tinha o Açucar Amarelo, por isso é que a minha receita é Mais ou Menos Bolachas Anzac. Mas a boa vontade com que as fiz é que as tornou tão gostosas. Para a semana que vem faço a receita original e aí poderei comparar as "Originais" com as "Mais ou Menos".

Vamos a isso??

Ingredientes:
  •  125g de farinha;
  • 100g de coco ralado;
  • 100g de flocos de aveia;
  • 75g de açúcar amarelo( não tinha, utilizei Açucar normalíssimo);
  • 125g de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de Golden Syrup ou mel (Mel, pois claro);
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio (não encontrei, por isso usei fermento mesmo);
  • 2 colheres de sopa de água a ferver.
Preparação:
  1. Misturar a farinha com o coco ralado, o açúcar e os flocos de aveia.
  2. Levar a manteiga com o Golden Syrup ou o mel a derreter, em lume brando mexendo muito bem.
  3. Dissolver o bicarbonato de sódio na água a ferver e juntar aos restantes ingredientes (esta operação tive de a dispensar pois, como disse, não havia Bicarbonato de Sódio para ninguém...), adicionando também a manteiga com o mel, já derretidos. Envolver bem.
  4. Fazer bolinhas do tamanho de nozes e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando algum espaço entre elas. Pressionar com uma espátula e vai ao forno, previamente aquecido a 180ºC, por +/- 15 minutos ou até dourarem.
Fiz bolinhas pequenas, porque queria que desse mais do que a estimativa de 20, para esta quantidade de ingredientes.
Verdade seja dita, as Bolachas Anzac (ou mais ou menos) sabiam ao que imaginei e estão deliciosas. Foram aprovadas por toda a familia, sendo que a Pequena Sardanisca gostou também da massa crua ( uma grande mania que ela tem, de comer massa crua, seja de Bolo, Bolachas ou Biscoitos...).

Uma sugestão vos deixo: eu não sou "mulher de passas" (porque honestamente, nem no Ano Novo as como, como antes os "Pinhões de Ano Novo") mas, para quem gosta, nesta receita um punhado de passas, daquelas bem pequenas, vai ficar muito bom também. Pode desvirtuar um pouco a receita, mas uma receita é aquilo que fazemos dela e a nossa adaptação da coisa, certo? Se experimentarem, depois digam.

Um "plus", para mim é o facto de dar pouco trabalho, suja muito pouca loiça e, apesar de termos de possivelmente comprar o Coco Ralado, não leva ovos, portanto, um factor de poupança e também bom para quem tem alergias.

Sempre Vossa,

Mimi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares