Hoje, mais que nunca, nada se perde, tudo se transforma, certo?
Pois então, da Noite de Natal sobraram 2 postas de Bacalhau magnífico que, no fim dessa noite foi desfiado grosseiramente, congelado e teria como destino Pasteis de Bacalhau. Teria, mas este fim de semana achei que aquele Bacalhau merecia um destino mais delicioso...
Verdade seja dita, este já foi o meu prato preferido. Ainda me lembro de, no meu 10º aniversário, ter pedido á minha mãe para fazer esta receita no meu jantar de anos. Assim, nada melhor que um belo Bacalhau á Gomes de Sá para nos deliciarmos com este resto de Natal, que ainda foi á tão pouco tempo e já se encontra bem distante.
Ingredientes:
- 2 postas grandes de Bacalhau desfiado (depois de cozido);
- Batatinhas pequenas q.b.( que cozi com casca);
- 4 Ovos;
- 1 Cebola média picada;
- 2 ou 3 Dentes de Alho bem picadinhos;
- Noz Moscada a gosto;
- 1 folha grande de Louro;
- 1 dl de Azeite;
- 1 colher de sopa de Colorau;
- 1/2 Pimento Vermelho;
- Sal e Pimenta q.b.;
- Salsa ou Coentros a gosto;
- Azeitonas q.b.
- Cozer as batatinhas e os ovos (não esquecer o sal, na água de cozedura) e reservar.
- Entretanto, refogar a cebola (que tenho de picar, para as miudas não notarem) com os alhos, a noz moscada, o louro e o pimento vermelho, cortado em tirinhas bem fininhas.
- Tirar a pele ás batatinhas e cortar em cubos generosos. Descascar os ovos.
- Quando a cebola estiver translucida, colocar o colorau, misturar um pouco e adicionar o bacalhau e um pouco de sal, misturando com cuidado. Deixar cozinhar, em lume branco, por 5 minutos.
- Adicionar os cubos de batatas e envolver no bacalhau, adicionando a salsa ou coentros e um pouco de pimenta (usei o moinho de "5 Pimentas" do Continente). Deixar cozinhar por mais 5 minutos e, se necessário, adicionar mais um pouco de azeite.
- Quando pronto, servir de imediato, cobrindo com os ovinhos cortados ás rodelas e guarnecidos com as azeitonas.
Sempre Vossa,
Mimi.
Sem comentários:
Enviar um comentário