20 de outubro de 2011

1/2 pato e a "Choiriça" da "Senhô" Maria: ora sai um "Arroz de Pato"!!!

A "Matriarca de Mimi" mandou cá para casa 1/2 pato que andava ali perdido e sozinho no congelador....Por outro lado a "Senhô" Maria, Avó de Mimi, da última vez que veio da terra lá trouxe a "bela da Choiriça"; Ora uma coisa puxa a outra e este fds foi noite de 2Arroz de Pato2.

 
 
Antigamente fazia esta receita e a do "Arroz de Frango" de uma forma muito mais "insípia" e por xs saía de forma um pouco desenchabida, como se nem me tivesse esforçado. Mas depois de alguma pesquisa, esta é a forma como faço o "Arroz de Pato/Frango".

 
 
Ora aqui vai:

 
 
Ingredientes:
  • 1 Pato/Frango
  • "Miudos" do Pato/Frango
  • Chouriço ou Bacon ou ambos
  • 2 Cebola
  • 1 Cenoura grd
  • Ramo de Salsa (opcional e se houver, q hoje não foi o caso)
  • 2 Alhos
  • Louro
  • Noz Moscada
  • Azeite
  • Molho de Soja q.b.
  • Arroz q.b.
  • sal e pimenta

 
 
Preparação:
  1. Nada mais simples (e aqui, viva uma das Bimbys do século passado),na panela de pressão toca a colocar o pato (neste caso foi 1/2; da forma que isto está a fcar qq dia ainda começo é a fazer "Arroz de Ossos de Pato"....), o chouriço e/ou bacon (amores, para o efeito que é, usem chouriço corrente do mais barato e bacon tb dentro do mm género; o Continente tem uns produtos de rótulo branco, tipo um pack de 4 chouriços que, depois de aberta a embalagem, congelamos os restantes e serve na perfeição; o mesmo se aplica ao bacon, rótulo branco, depois de abrir o que não se usa vai a congelar. Nâo se estraga e não há desperdício) , os miúdos, 1 das cebolas, a cenoura  inteira e a salsa; adicionar um poico de sal.
  2. Contar +/- 40 minutos depois de começar a sair vapor pelo pipo. Desligar o lume e deixar sair todo o vapor antes de abrir; tirar tudo lá de entro e deixar arrefecer.
  3. A água do pato é para reservar, tapada, para depois se acrescentar ao arroz e demorar menos tempo a começar a ferver.
  4. Depois do pato arrefecido, desfiar; pode ser em pedacinhos mais pqns ou maiores, tanto faz. Reservar quer a carne quer a cenoura cozida.
  5. Agora, numa das outras "Bimbys", a famosa "Picadora 1-2-3" picar grosseiramente os "miudos", o chouriço e/ou bacon
  6. Num tacho, picar finamente a outra cebola, os alhos, colocar 2 folhas de louro e noz moscada a gosto. Cobrir o fundo com azeite e refogar.
  7. Quando o refogado estiver no ponto, colocar o molho de soja; dá um sabor súptil e cor, penso q 1 colher de sopa é a medida certa. Deixar cozinhar um pouco.
  8. Agora adicioar no arroz, que dependerá do nº de pessoas. Refogar por uns minutos, em lume baixo, o arroz e deitar a água da cozedura do Pato/Frango. Cobrir até 2 dedos acima do arroz. Deixar ferver e ir mexendo, bem como ver como está de sal.
  9. Quando a água tiver evaporado até metade, adicionar os "miúdos" e a carne desfiada; misturar cuidadosamente, Rectificar de temperos adicionando agora um pouco de pimenta (gosto da preta). Se necessário adicionar mais um pouco da água da cozedura.
  10. Ligar o grill do forno, entretanto.
  11. Quando o arroz começar a ficar cozido e quase não sobrar água, apagar o lume. Deitar num pirex e vai ao forno para corar.
  12. Assim que estiver a começar a ganhar uma "corzinha", podemos colocar por cima a cenoura ás rodelas (que a "Mais Piquena" devorou) e umas rodelitas de chouriço. Acabar de corar e servir de imediato.
  13.  
Este Arroz, graças á "bela da choiriça" estava delicioso. Isto vai soar a muito pouco saudável, mas a verdade é que a gordura do chouriço e o facto de ser caseiro ajudou muito. Isso e a mão da cozinheira, pois claro ;) !!

Sempre Vossa,

Mimi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares