3 de fevereiro de 2012

Carne estufada com legumes(ou neste caso Cenouras e Ervilhas!)

 

Se fosse noutros tempos, diríamos que esta receita era arraçada de “Jardineira”. Agora não, segundo um supermercado da moda, a Jardineira agora é “Carne Primavera”….. Mas nem com a mudança de nome a coisa me convence, porque sempre me fez uma verdadeira confusão a BATATA!! Eu gosto de batata, atenção, mas a magia da mesma em receitas como “Jardineira” ou “Salada Russa” é algo que, tenha a idade que tiver, não consigo entender.

Portanto aqui está a variante da Jardineira, sem batata, servida com puré (porque acho que as ervilhas com a cenoura, naquela molho de tomate, neste tempo gelado, são M-A-G-N-I-F-C-A-S com o puré…..hummmmm…..).

 

Ingredientes:

·         1 Kilo de carne de porco aos cubos

·         1 Cebola grande

·         5 Dentes de Alho

·         1 Folha de Louro

·         Noz moscada

·         Azeite q.b.

·         Tomate maduro

·         Polpa de tomate

·         1 Caldo Knorr de Galinha

·         2 Copos de Vinho Branco

·         4 cenouras

·         Ervilhas a gosto

·         Molho Inglês

·         Sal e Pimenta (usei o moinho de 5 pimentas do Continente) a gosto.

 

Preparação:

1.       Picar a cebola e os 3 dentes de alho num  tacho, juntar a noz moscada, a folha de louro e algum azeite, e começar a refogar. Salpicar com um pouco de sal refinado, que ajuda ao refogado.

2.       Após a cebola ficar translúcida, juntar 2 ou 3 tomates maduros (aos quais já retirei a pele e triturei com a varinha mágica), mais 2 colheres de sopa de polpa de tomate. Tapar e deixar cozinhar lentamente de 5 a 10 minutos.  

3.       Juntar a carne de porco aos cubos, salpicar com sal, pimenta

4.       deitar o vinho branco, o caldo de galinha, juntar um pouco de sal e pimenta, e tapar. Cozinha em lume brando, mexendo de quando em vez, por 10 minutos (durante este tempo a carne vai libertando sucos, que vão ajudar ao tempero)-

5.       Agora vão os 2 copos de vinho. Voltar a tapar e cozinha por 15 minutos.

6.       Preparar as cenouras: descascar e cortar aos cubos, as ervilhas é tirar do congelador e passar por água. Existem “macedónias de legumes congelados” prontas a usar, mas o factor tempo que ganhamos não compensa o factor sabor que perdemos….è tirar a casca á cenoura e tá a andar!!

7.       Juntar á carne, deitar um pouco mais de vinho, se for caso disso. Deixem cozinhar por +/-40 minutos, em uma baixo, mexendo de vez em quando

8.       Passado este tempo provar. Apurar o tempero com a pimenta, sal e um pouco de molho inglês. Cozinhar por mais 15 minutos ou até a carne ficar bem tenrinha  e tá pronto a servir.

 

Servi esta carninha boa com o puré, como disse á pouco, mas também caseiro, como não podia deixar de ser…..

 

Sempre Vossa,

 

Mimi.

 

 

 

Grata pela atenção.

Cordiais cumprimentos,

 

Mónica Runa

Contact Center Clientes

AXA ASSISTANCE PORTUGAL

Av. Infante Dom Henrique nº2 – 4º Piso (edifício Entreposto) 1800-220 Lisboa

Tel : +351 707 281 281

www.axa.pt

 

 

 

Pense no ambiente antes de imprimir esta mensagem

 

-----------------------------------------------------------------------------------
Esta mensagem pode conter informacao confidencial. Caso o receptor desta mensagem nao seja o destinatario indicado, e expressamente proibida a copia ou enderecamento desta informacao a terceiros, encontrando-se o destinatario na obrigacao de destruir a presente mensagem e de informar o emissor.

This message may contain confidential information, and is intended only for the individuals named. If you are not the intended recipient you should not distribute or copy this information and must delete this e-mail from your system and notify the sender immediately.
-----------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares