2 de setembro de 2012

Bolo de Banana, Aveia e Canela

Fruto da tentativa de melhorar os hábitos alimentares, agora tenho sempre aveia em casa. As miudas também gostam e acabam por comer também, adicionada ao iogurte. Como também me tenho aventurado na Máquina de Fazer Pão que a minha Mummy me cedeu, o Pão Integral que faço também leva aveia e fica muito saudável (fica prometido postar aqui a receita).
Assim, quando vi esta receita no livro da joana Roque, o "Feito em Casa" fiquei com uma vontade tremenda de o fazer, não só por causa da aveia, mas porque é de Banana e eu, apesar de não as comer muito, gosto sabe-se lá porquê, dos seus "derivados". Esta 6ª á noite fi-lo, para termos bolinho Sábado de manhã e como despedida de Agosto.
Aqui vai!

Ingredientes:
  • Um iogurte natural (€0.15 a unidade no Pingo Doce)
  • 4 ovos
  • 3 embalagens de iogurte de açucar
  • 3 embalagens de iogurte de farinha
  • 1 embalagem de iogurte de aveia ( tenho comprado da mais barata, 0.99€ o pacote)
  • 1 embalagem de óleo
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de fermento
  • Bananas (no livro falava em 4, tinha lá 2 grandes, no "limite do bom")
Preparação:
  1. Bati os ovos, com o açucar, o iogurte e óleo. Enquanto estes se misturavam, esmaguei as bananas e adicionei-as ao preparado.
  2. Pré-aquecer o forno a 180º
  3. Quando o preparado estava homogéneo, adicionei a farinha e a aveia. Bater mais um pouco.
  4. Adicionei a canela e a aveia.
  5. Vai ao forno, em forma de Bolo Inglês, devidamente untada com margarinha e polvilhada de farinha, não menos de 40 minutos. Estive de "vigia" ao bolo, de palito na mão e acabou por ficar mais ou menos uma hora.
Et voilá!!



SUCESSO!!

Honestamente, quando disse do que era o bolo, vi um ar de cépticismo, mas dado que o bolo foi feito 6ª á noite e acabou Domingo de manhã, no "Cake-o-Meter" lá de casa isso é considerado um bolo para repetir.
É diferente do Bolo de Banana e Morango da Leonor de Sousa Bastos (que é uma sobremesa fantástica) e tem um sabor diferente, agradável, uma textura fresca e com leite gelado é fantástico.

Sinceramente acho que quando o voltar a fazer vou adicionar umas nozes, picadas groseiramente, que juntamente com a aveia tenho a certeza que vai fazer uma combinação de sucesso.


Sempre Vossa,

Mimi.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares