16 de fevereiro de 2011

Bolo de Fogaça

Quando era pequena, lembro-me que adorava folhear um caderno manuscrito da minha mãe, onde ela cuidadosamente havia colocado receitas; ao folhea-lo lembro-me que planeava que "quando crescesse" ia fazer as receitas que seleccionava criteriosamente...tão bom o faz de conta....

Ora acontece que, desse dito caderno, apenas se salvou uma receita que um dia resolvi experimentar, mas com um pequeno "twist": acrescentei, por mero engano, canela. E não é que ficou uma coisa fabulosa???
Existem no Montijo uns bolos fantásticos chamados fogaças (e que são deliciosos com leite bem gelado) e este bolo lembra-me essas ditas fogaças,que admito já ter tentado recriar, mas sem sucesso :-( .
Assim, aqui vai o "Bolo de Fogaça": simples, óptimo para o lanche e (como se pretende agora) económico:

Ingredientes:
  • 2 chávenas de açucar
  • 3 ovos
  • 1 chávena de leite
  • 4 chávenas de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 chávena mal cheia de óleo
  • raspa de limão a gosto
  • canela a gosto
Preparação:
  1. Bater os ovos com o açucar; quando começar a fazer "bolhinhas", juntar o leite e misturar bem.
  2. Juntar a farinha e o fermente de forma a unir todos os ingredientes.
  3. Adicionar o óleo e misturar delicadamente, de forma que o óleo fique perfeitamente incorporado na massa.
  4. Para finalizar, a raspa do limão e a canela, que normalmente vai a "olho"; é das tais coisas, se gostarem mt ponham mais, se gostarem menos, cortem nestes ingredientes, eu pessoalmente adoro com pelo menos a raspa de 2 limões.
  5. Vai ao forno previamente aquecido a 180º, num tabuleiro untado com margarina e farinha, sensivelmente por 40 minutos ( a partir da 1/2 vão começando a espreitar e espetar o palito no bolo). Desenformar depois de frio e cortar como apetecer.
Et voilá!!!



Este bolo é a delicia da escola de minha "pequena grande descendente"....como ela diz, "os miudos pedem sempre para repetir!!" e, tenho de admitir, me sinto "babada" quando ela diz isso... Sempre que ela faz anos, é um destes que vai para a escolinha. Não dá trabalho nenhum e sai sempre bem!!

Um beijo!!

Sempre vossa, Mimi.

P.S.-apesar de saber a receita de cor e salteado, gosto sempre de consultar a dita folha do caderno, agora amarelada pelo tempo, porque me faz lembrar das tardes a olhar para aquelas folhas menuscritas pela mãe, cuja letra era "muito bonita" e queria que a minha fosse igual, e das receitas que um dias faria.....um beijo, mãe.....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares