3 de fevereiro de 2011

Rolinhos de Salmão



Olá,
Hoje vou tentar ensinar-vos a fazer sushi!
Hoje em dia, muito se ouve de sushi e há cada vez mais gente a gostar dessa forma de comer, no entanto se vai fazer sushi ou melhor, rolinhos com peixe cru, tenha sempre em conta que o peixe deve ser fresco! Nesta receita vou usar o salmão.
Ingredientes:
·  Folhas d´algas
·  Arroz Agulha
·  Salmão Fresco
·  Vinagre de Arroz
·  Sake
·  Sal qb
Necessitará também de:
·  Uma faca de gume afiado
·  Um copo com água
·  Uma esteira
·  Papel Celofane
Primeiro vamos tratar do arroz, não precisa de comprar um arroz especial, o arroz agulha é o ideal e o que importa é a forma como o cozinha e portanto, quando cozinhar o arroz, faça deste modo que ficará sempre como ele precisa ficar para os rolinhos:
1º- Meta a quantidade de arroz que quer servir, sem nunca esquecer que uma porção de arroz para um copo de água;
2º- Lavar bem o arroz amassando-o até que a água em que o está a lavar fique transparente;
3º- Assim que o arroz estiver lavado, levar a lume brando com tampa para criar vapor;
4º- Geralmente o arroz para os rolinhos não leva sal, mas os ocidentais desenvolveram alguma dependência ao mesmo e por essa razão, se quiser pode colocar sal, mas só uma pitadinha;
5º- Quando o arroz já estiver feito, deve estende-lo de modo a arrefecer, por exemplo numa travessa, e temperar com um pouco de vinagre de arroz e Sake. Uma pitada deve ser o suficiente, não queremos o arroz a nadar em vinagre de arroz e Sake por isso, só o suficiente para ele ficar com o gosto de ambos.
Agora vem a parte complicada, enrolar o arroz e o peixe!
Sem medos, isto é fácil. Antes de começarmos e para aproveitar que o arroz tem que arrefecer para não nos queimarmos, o salmão deve ser cortado às fatias, em pedaços finos mas compridos, vamos também envolver toda a esteira em celofane, assim os graus de arroz não vão se enfiar entre as madeirinhas e não vamos sujar a esteira.
Tenha já a jeito o copo com água e a faca de gume afiado mesmo ao seu lado. A faca terá que ser molhada constantemente na água que terá no copo para poder cortar os rolinhos de maneira a não danificar o mesmo e extra afiada para que o corte saia ainda mais limpo.
Estenda a folha d´alga em cima da esteira já envolvida em celofane, e meta 5 a 6 dedos de arroz, molhe os dedos se quiser, o arroz estará extra peganhoso que é isso que se pretende. Ele deve ser espalhado nesse espaço que equivalerá a 5/6 dedos, mais ou menos no meio do espaço onde colocou o arroz colocar o salmão.

A esteira vai ajudar a fazer o rolinho por isso com uma mão no meio da esteira para a puxar para a frente e a outra a agarrar a mesma, devagar vai puxando o quase rolinho para a frente. Vá parando e 1º com a mão que ficou a segurar, aperte a alga, o arroz e o salmão enquanto faz isso, ao mesmo tempo agora, vá puxando a esteira e apertando, até que a esteira não possa andar mais e a sua alga com arroz e salmão sejam um enorme rolo de salmão!
Óptimo, agora vem a parte da faca e da água, como o arroz está extra peganhoso, a faca para além de muito afiada tem que ser mergulhada em água. Mergulhe a faca em água e vire-a para cima a água tem que escorregar pela lamina, de seguida corte o rolo ao meio e dai corte tudo novamente ao meio até que não possa cortar mais, tendo o tamanho exacto para os rolinhos. Tenha a atenção que sempre que cortar o rolo, terá que mergulhar a faca na água e fazer todo aquele processo!



Assim que terminar o arroz, as folhas de algas e o salmão, está pronto a servir, com um pedacinho de Sake  ou até mesmo, sangria de champanhe a acompanhar!

Opcional: Em vez de salmão, pode colocar todo o tipo de comida para o centro do rolinho, pode colocar fruta, carne grelhada ou frita como por exemplo frango ou peru, pode colocar delícias do mar e até camarões ou gambas. Na verdade pode conjugar com o que bem entender, pode até tentar com folhas de alface em vez de folhas de alga, se bem que se calhar neste momento, a folha d´alface é um bocadinho mais difícil!
**Boa Sorte e Bom Apetite**
Nini

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares