6 de fevereiro de 2011

Bacalhau com Broa: que almoço.....

Este sábado, o que para simples almoço de bacalhau com grão, transformou-se em algo nunca experimentado cá em casa, e para repetir. Afinal tinha cá tudo e apenas necessitei de comprar mais uma broa de milho, já que ao sábado é habitual trazer uma, quando vou á padaria.

Ora, para esta receita, precisei de:
  • 1 posta de bacalhau por pessoa
  • batatinhas pequeninas, mesmo boas para irem ao forno
  • 1 broa
  • cebola
  • bastantes alhos (isso já depende do gosto de cada um, para mim, são sempre MUITOS)
  • noz moscada
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de chá de colorau
  • sal e pimenta (gosto de usar da preta, mas segundo a T, tenho de experimentar a gama "5 pimentas", com moinho incorporado) q.b.
  • salsa picada
  • azeite
  1. Comecei por cozer o bacalhau e as batatas com casca (préviamente lavadas e golpeadas), mas separadamente, em água temperada com um pouco de sal. Quando o bacalhau estiver cozido, escorrer e deixar arrefecer; depois é retirar as peles e espinhas, podem deixar bons nacos de bacalhau. As batatinhas, depois de cozidas, reservem.
  2. Façam agora um refogado com o azeite,  a cebola picada, 2 a 3 alhos picados, um pouco de noz moscada; quando a cebola estiver translucida juntem o louro. Refoga por mais 2 minutos e juntem a colher de chá de colorau.
  3. Juntem agora o bacalhau e envolvam delicadamente ao refogado. Deixem cozinhar por 5 minutos em lume baixo; rectifiquem de tempero, juntando um pouco de pimenta, para realçar o sabor, ou sal, se preciso.
  4. Agora a broa. Retirem a codea e piquem a broa, grosseiramente, com 3 a 4 dentes de alho. Depois coloquem numa taça e envolvam a salsa e azeite q.b.; vão sentir a broa a "agarrar-se ás vossas mãos e aí saberam que está "au poin".
  5. Coloquem o preparado de bacalhau num pirex (usei um comprido) e com as mãos formem uma especie de rolo de bacalhau.
  6. Espalhem a broa por cima do bacalhau, cobrindo o tal "rolo" com o miolo do pãp, calcando bem.
  7. Agora as batatinhas; deêm-lhes um "murro"(estão livres de pensar em qualquer um, para o efeito, lololol) e ladeem o rolo de bacalhau e broa com as batatinhas.
  8. Reguem as batatinhas com azeite; se quiserem podem salpicar de salsa picada e um pouco de colorau, para dar gosto.
  9. Vai ao forno, préviamente aquecido a 180º, até que a broa fiquem bem douradinha.


Podem também acompanhar com uma bela saladinha. Confesso que no inverno não me puxa muito para comer salada, mas aqui um salada de tomate carregada de coentros deve ficar excelente! Por falar em coentros, para a próxima, em vez de salsa, vou usar coentros. Deve ficar com um sabor mais acentuado que com a salsa.
Bem amigos, até á próxima receita......

Sempre vossa ,

Mimi.

1 comentário:

  1. A minha mana Mimi tem muito jeito para estas coisas! Parabéns Mimi, está com muito bom aspecto!

    Beijinhos,
    T.

    ResponderEliminar

Mensagens populares